Datas importantes

Datas importantes

2023
Novembro 7

Primeiro jogo oficial de infantis

Primeiro jogo oficial de infantis

Os Infantis do AC Gonça disputaram oo primeiro jogo oficial frente ao GD Gémeos, iniciando assim a sua participação no Campeonato Distrital de Futebol de 7 da AF Braga.

O AC Gonça perdeu o jogo por 0-11 com o GD Gémeos.

A equipa inícial para memória futura: 50. Lucas Freitas (GR), 26. Guilherme Ferreira, 27. Leonardo Silva, 28. Luís Rodrigues, 29. João Ribeiro, 32. Lucas Duarte, 33. Gabriela Fernandes

Suplentes: 99. Lara Ferreira (GR), 31. Rodrigo Freitas, 37. Diana Silva.

Treinador: José Pedro Castro Ribeiro

Outubro 11

Primeiro jogo oficial de juvenis

Primeiro jogo oficial de juvenis

Os Juvenis do AC Gonça disputaram no terreno dos Amigos de Urgeses o primeiro jogo oficial frente à equipa da casa, iniciando assim a sua participação no Campeonato Distrital da AF Braga.

O AC Gonça perdeu o jogo por 6-1 com os Amigos de Urgeses, sendo o primeiro golo oficial apontado por Leandro Pereira  aos 69 minutos de jogo.

A equipa inícial para memória futura: 1. Paulo Carvalho(GR), 2. Fábio Fernandes, 3. Leandro Pereira, 4. Bruno Leite, 5. Afonso Pereira, 8. Francisco Vieira, 9. Fábio Gonçalves,  10. Sérgio Castro, 11. Gabriel Marques, 13. Tiago Sousa e 23. Gonçalo Machado.

Suplentes: 12. Francisco Rocha, 6. João Castro, 7. Ismael Lopes, 14. Afonso Fernandes, 15. Gabriel Gonçalves e 25. Eduardo Martins

Treinador:

Setembro 17

Escola de Formação “Os Chapinhas”

Escola de Formação “Os Chapinhas”

A escola de formação irá designar-se “Os Chapinhas” em homenagem ao Emanuel, conhecido como Manu ou Chapa. Uma vez que, tinha o sonho de um dia ser treinador do Gonça e como forma de agradecimento pela sua dedicação ao clube.

Serás sempre lembrado com carinho por todos nós, pelo Gonça e em especial pelos nossos Chapinhas!

2022
Novembro 5

Primeiro jogo oficial de júniores

Os Júniores do AC Gonça disputaram no seu terreno o primeiro jogo oficial frente ao Futebol Clube de Gondizalves, iniciando assim a sua participação no Campeonato Distrital da AF Braga.

O AC Gonça perdeu o jogo por 1-10 com o FC Gondizalves, sendo o primeiro golo oficial apontado por Francisco Lopes  aos 19 minutos de jogo.

A equipa inícial para memória futura: 1. Paulo Carvalho (GR), 2. Fábio Fernandes, 3. Hugo Carvalho, 8. Jose Ribeiro, 10. Sérgio Castro, 11. Mário Mendes, 16. David Cunha, 19. Francisco Lopes, 20. Telmo Fonseca, 21. Jose Cardoso e 22. Alexandre Fernandes, treinados por Daniel Rodrigues.

 

2021
Outubro 17

Autocarro

Autocarro

O AC Gonça aproveitou a primeira deslocação da época para apresentar às suas gentes o novo Autocarro do Clube.

Setembro 19

Campo Relvado

Campo Relvado

Neste dia o AC Gonça estreia, numa prova oficial, o seu novo campo relvado, num jogo contra o UD Airão para o Campeonato da Divisão de Honra – Série C. O AC Gonça recuperou de uma desvantagem de 2 golos, através de Lopes e Maurício, com a UD Airão e garantiu o empate por 2-2.

2020
Maio 8

Subida à Divisão de Honra

Numa época desportiva marcada pela Pandemia Covid-19 a Direcção da AF Braga, após reunir a 8 de Maio, decide terminar os campeonatos sem a atribuição de campeão mas com subidas de divisão.

O AC Gonça como líder da sua série da 1.ª Divisão garante assim a subida à Divisão de Honra pela primeira vez na sua História.

1996
Junho 23

João Henrique – Melhor Dirigente

João Henrique – Melhor Dirigente

Graças à excelente campanha na época 1995-1996 o nosso presidente João Henrique é nomeado o Melhor Dirigente na IV Festa do Futebol Regional.

O nosso Treinador Filipe Vieira esteve também na corrida para Treinador do Ano.

Maio 26

Campeão da 2.ª Divisão – Série C

Campeão da 2.ª Divisão – Série C

Nesta data o Atlético Clube de Gonça sagrou-se Campeão da 2.ª Divisão Distrital – Série C (1995-1996).

Abril 28

Garantida a subida de divisão

Garantida a subida de divisão

Nesta data o Atlético Clube de Gonça garantiu a subida de divisão na época 1995-1996.

1991
Abril 13

Subida à 2.ª Divisão

Nesta data o Atlético Clube de Gonça sagrou-se Campeão da 3.ª Divisão Distrital – Série D (1990-1991) e garantiu a respectiva subida de divisão.

1982
Janeiro 3

Primeiro jogo oficial

Primeiro jogo oficial

O AC Gonça disputou no seu terreno o primeiro jogo oficial frente ao Centro Desportivo de Vinhós, iniciando assim a sua participação no Campeonato Distrital da AF Braga.

O AC Gonça venceu o jogo por 5-4 ao CD Vinhós.

1981
Agosto 14

Primeira Assembleia Geral

Primeira Assembleia Geral

Nesta data reuniram pela primeira vez em Assembleia Geral para eleger a primeira direcção do Atlético Clube de Gonça.

Agosto 1

Inscrição na AF Braga

Inscrição na Associação de Futebol de Braga para disputar as competições do Campeonato e Taça Distrital.

Maio 9

Publicação no Diário da República

Publicação no Diário da República

Após a publicação da escritura no Diário da República (IIIª Série, Nº 106, 09-05-1981, Página 5978), o Atlético Clube de Gonça via legalmente reconhecida uma existência efectiva desde finais da década de 1930.

Março 26

Constituição da Associação

Constituição da Associação

No início da década de 1980, um grupo de associados mais activos decidiram inscrever o clube nas provas oficiais organizadas pela Associação de Futebol de Braga. O processo começou aos vinte e seis dias do mês de Março de 1981, no Cartório Notarial de Póvoa de Lanhoso, quando o grupo de associados constituiu uma associação cujo artigo primeiro definia:

«A associação adopta a designação de “ATLÉTICO CLUBE DE GONÇA”, tem por fim a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e a sua sede é no lugar de São Domingos, da freguesia de Gonça, do concelho de Guimarães.»

1976
Outubro 16

Campo de Jogos Água das Cabras

Campo de Jogos Água das Cabras
1938
Fevereiro 16

O primeiro jogo

O primeiro jogo

Segundo testemunhos orais de Adozinda Gomes de Matos, a ideia que originou a constituição do clube partiu de um convite para a formação de uma equipa de futebol proposto por um empresário da construção civil que costumava frequentar a «tasca e mercearia» da Isaurinha, mãe de D. Adozinda. O construtor civil decidiu desafiar D. Adozinda a constituir uma equipa de futebol de entre os frequentadores da tasca para se defrontar com uma equipa formada pelos seus empregados. A ideia agradou a D. Adozinda, que rapidamente tratou de «convocar» os jogadores necessários ao esperado embate. No entanto, as dificuldades financeiras, nomeadamente os custos de deslocação da comitiva, preocupou e quase fez desistir os pioneiros. Só com a ajuda financeira do empresário desafiador foi possível custear a deslocação ao terreno do «inimigo» e concretizar o primeiro encontro do futuro Atlético Clube de Gonça.