Datas importantes

Datas importantes

1996
Junho 23

João Henrique – Melhor Dirigente

João Henrique – Melhor Dirigente

Graças à excelente campanha na época 1995-1996 o nosso presidente João Henrique é nomeado o Melhor Dirigente na IV Festa do Futebol Regional.

O nosso Treinador Filipe Vieira esteve também na corrida para Treinador do Ano.

Maio 26

Campeão da 2.ª Divisão – Série C

Campeão da 2.ª Divisão – Série C

Nesta data o Atlético Clube de Gonça sagrou-se Campeão da 2.ª Divisão Distrital – Série C (1995-1996).

Abril 28

Garantida a subida de divisão

Garantida a subida de divisão

Nesta data o Atlético Clube de Gonça garantiu a respectiva subida de divisão na época 1995-1996.

1991
Abril 13

Subida à 1.ª Divisão

Nesta data o Atlético Clube de Gonça sagrou-se Campeão da 3.ª Divisão Distrital – Série D (1990-1991) e garantiu a respectiva subida de divisão.

1982
Janeiro 3

Primeiro jogo oficial

Primeiro jogo oficial

O AC Gonça disputou no seu terreno o primeiro jogo oficial frente ao Vinhós, iniciando assim a sua participação no Campeonato Distrital da AF Braga.

O AC Gonça venceu o jogo por 5-4 ao Vinhós.

1981
Agosto 14

Primeira Assembleia Geral

Primeira Assembleia Geral

Nesta data reuniram pela primeira vez em Assembleia Geral para eleger a primeira direcção do Atlético Clube de Gonça.

Agosto 1

Inscrição na AF Braga

Inscrição na Associação de Futebol de Braga para disputar as competições do Campeonato e Taça Distrital.

Maio 9

Publicação no Diário da República

Publicação no Diário da República

Após a publicação da escritura no Diário da República (IIIª Série, Nº 106, 09-05-1981, Página 5978), o Atlético Clube de Gonça via legalmente reconhecida uma existência efectiva desde finais da década de 1930.

Março 26

Constituição da Associação

Constituição da Associação

No início da década de 1980, um grupo de associados mais activos decidiram inscrever o clube nas provas oficiais organizadas pela Associação de Futebol de Braga. O processo começou aos vinte e seis dias do mês de Março de 1981, no Cartório Notarial de Póvoa de Lanhoso, quando o grupo de associados constituiu uma associação cujo artigo primeiro definia:

«A associação adopta a designação de “ATLÉTICO CLUBE DE GONÇA”, tem por fim a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e a sua sede é no lugar de São Domingos, da freguesia de Gonça, do concelho de Guimarães.»

1976
Outubro 16

Campo de Jogos Água das Cabras

Campo de Jogos Água das Cabras
1938
Fevereiro 16

O primeiro jogo

O primeiro jogo

Segundo testemunhos orais de Adozinda Gomes de Matos, a ideia que originou a constituição do clube partiu de um convite para a formação de uma equipa de futebol proposto por um empresário da construção civil que costumava frequentar a «tasca e mercearia» da Isaurinha, mãe de D. Adozinda. O construtor civil decidiu desafiar D. Adozinda a constituir uma equipa de futebol de entre os frequentadores da tasca para se defrontar com uma equipa formada pelos seus empregados. A ideia agradou a D. Adozinda, que rapidamente tratou de «convocar» os jogadores necessários ao esperado embate. No entanto, as dificuldades financeiras, nomeadamente os custos de deslocação da comitiva, preocupou e quase fez desistir os pioneiros. Só com a ajuda financeira do empresário desafiador foi possível custear a deslocação ao terreno do «inimigo» e concretizar o primeiro encontro do futuro Atlético Clube de Gonça.