Entrevista do Presidente ao “Futebol Distrital – Página Vimaranense”

Entrevista do Presidente do AC Gonça para a página de Facebook “Futebol Distrital – Página Vimaranense”.

“Como sempre às quartas-feiras convidamos uma personalidade do desporto vimaranense. Esta semana o convidado é Francisco Costa e Silva, presidente do Atlético Clube de Gonça.
Depois de 12 anos como presidente da junta de Gonça, Francisco Costa e Silva encontrou outra forma de fazer aquilo que gosta, servir a terra que o viu nascer.

Francisco Costa e Silva (Presidente A.C. Gonça)
“COMO EM TUDO NA VIDA, NÃO GOSTO DE PERDER”

1 – Quais são os principais objectivos da direcção do Atlético Clube de Gonça neste momento? Tanto no capítulo desportivo mas também no capítulo estrutural.

No capitulo desportivo é o “jogo a jogo” e no final obter a melhor classificação possível. Tanto o Vice-Presidente para a área desportiva Bruno Fernandes, como o Treinador Nuno Gonça, sabem que esta direção não impôs qualquer classificação. Agora também deixe-me dizer-lhe, como em tudo na vida não gosto de perder, aceito a derrota mas não gosto de conviver com ela…
No capitulo estrutural, como sabe estamos a trabalhar para a recuperação do complexo desportivo do Campo Água das Cabras. Os balneários estão num estado lastimável (parte em vias de derrocada) e a necessidade de relvar, é fundamental. Vamos ver o que acontece na próxima época (2018 / 2019)…

2- O Gonça disputa os campeonatos distritais, contudo o clube é conhecido por ter uma massa adepta que vibra muito com a equipa. No seu entender qual é a explicação para que em Gonça se sinta o futebol de uma maneira ‘fervorosa’?

Há coisas que não têm explicação ou então são difíceis de explicar… Sabe que o futebol é um desporto de massas e de sentimentos. A população de Gonça tem um sentimento muito bairrista, de pertença, de luta, de união, talvez a explicação seja por aí…

3- Até ao momento está contente com a prestação da equipa no campeonato?

Quando me convidaram para assumir a direção do A. C. Gonça eu tinha e tenho uma grande dificuldade que é a falta de tempo. Para colmatar essa minha falta de tempo, tinha a necessidade de ter uma direção muito abrangente e unida que me ajudasse. Na parte desportiva que julgo ser a mais difícil de um clube, precisava de alguém tivesse esse tempo e que vivesse de uma forma “diferente” o A. C. Gonça e por isso convidei o Bruno Fernandes. Ele fez a melhor escolha no Treinador que é o Nuno Gonça. Desde logo pelo nome (sorrisos) e depois pela capacidade de organizar e dirigir uma equipa de futebol. O Nuno está neste momento a fazer a formação de Treinadores, pois só o ano passado deixou de ser jogador de futebol, mas eu não tenho a menor dúvida que daqui a uns anos, ainda vamos ouvir falar muito neste treinador (não me costumo enganar). Por isso e respondendo à sua pergunta, não podia estar mais contente com esta equipa, pois vejo uma equipa unida e com muitos bons jogadores. Faço aqui o meu agradecimento a estes jogadores que aceitaram vir jogar, para um clube que não tem o campo relvado. Tenho a certeza que muitos deles, receberam convites para jogar em clubes com campos relvados e com outras condições. No futuro farei tudo o que poder por este treinador e por estes jogadores, não me esquecerei deles…

4- Quais são as dificuldades que encontra no dia a dia na gestão do Atlético Clube de Gonça?

A minha maior dificuldade é a parte económica. Gerir um clube com as cotas dos sócios é uma tarefa impossível, teremos sempre de ter patrocinadores e mecenas. Como sabe as empresas passam ainda dias difíceis e por isso contraem-se muito. É preciso ser muito persistente para conseguir patrocinadores para o futebol. O resto tudo se torna fácil, pois tenho um grupo de amigos na direção com uma capacidade de interajuda e de colaboração muito grande. É lógico que terá de haver sempre alguém que coordena, mas com a ajuda de todos, as coisas resolvem-se. Com esta Direção, tudo se torna mais fácil.

5- Sendo um ‘filho da terra’, em que campeonato gostaria de ver o Gonça?

Eu gostaria de ver o Gonça a jugar na 1º liga, mas sabendo eu dessa impossibilidade o que eu quero é que os nossos jovens pratiquem desporto, tenham uma vida saudável, sejam felizes o resto vem por acréscimo e no meio disto tudo, se possível ganhem o jogo seguinte.”