Atlético Clube de Gonça (blog não-oficial) Fundado em 16 de Fevereiro de 1938

27 de Julho de 2006

Temos Direcção

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 14:54

Tomaram posse ontem os orgãos sociais do Atlético Clube de Gonça para o próximo triénio. Depois da realização da Assembleia-geral, que aprovou as contas do ano transacto e deu como concluído o mandato da Comissão Administrativa, os sócios do AC Gonça escolheram, em acto eleitoral, os corpos dirigentes para as próximas três épocas desportivas.

O novo figurino directivo é composto pelos seguintes associados:
Direcção
Presidente: Paulo Alexandre Lopes Martins
Vice-Presidente: José Manuel Conceição Duarte
Vice-Presidente: José Carlos Silva Garcia
Secretário-Geral: Paulo Manuel Ferreira da Cunha
Tesoureiro: Inácio Luís Oliveira Silva
Vogal: Luís Ricardo Pinheiro Rodrigues
Vogal: Manuel Agostinho Ferreira Martins
Vogal: Joaquim Rodrigues Duarte

Assembleia-Geral
Presidente: António Pedro Vieira Freitas
Secretario: Armando Fernandes da Silva

Conselho Fiscal
Presidente: Augusto César Fernandes Guimarães
Secretário: Fernando da Costa Martins
Vogal: Fernando Manuel Silva Rodrigues

22 de Julho de 2006

Torneio de Futebol de Sete

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 23:28

Classificação:
1.º Classificado: Quinta do Picouto
2.º Classificado: Café Familiar – Vitória Sempre
3.º Classificado: GMC Estucadores

Troféus:
Troféu Disicplina: Café Mosteiro – 0 Pontos
Melhor Guarda-Redes: Gualter – Quinta do Picouto – 1 Golo
Melhor Marcador: Nuno – Cyber-Café – 9 Golos

Ver Classificação e Resultados

12 de Julho de 2006

Assembleia Geral

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 2:04

O Atlético Clube de Gonça convida todos os Associados a comparecer à Assembleia Geral marcada para o próximo Domingo, dia 16 de Julho, pelas 10 horas na Sede do clube.

Ponto Um – Apreciação do Relatório de Contas 2005/2006;
Ponto Dois – Balanço das Actividades;
Ponto Três – Informações diversas;
Ponto Quatro – Preparação da nova época desportiva 2006/2007;

24 de Junho de 2006

11.º Torneio de Futebol do GD “Os Unidos do Cano”

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 22:49

Torneio do CANOChegou hoje ao fim o 11.º Torneio de Futebol do GD “Os Unidos do Cano”.
Depois de um longo interregno, o AC Gonça decidiu participar na edição deste ano do prestigiado torneio juvenil vimaranense.
Participando pela primeira vez com duas equipas, mobilizando vinte jovens oriundos da freguesia durante dois meses, o AC Gonça voltou a alcançar uma classificação prestigiante. A equipa do escalão Sub 12 alcançou o 4.º lugar, enquanto a equipa do escalão Sub 14 conseguiu um brilhante 2.º lugar.
Finalmente, uma palavra de apreço à organização. O AC Gonça dá os parabéns à direcção do GD “Os Unidos do Cano” pela iniciativa e pela excelente organização da mesma. Apesar de alguns contratempos, o saldo foi muito positivo e encorajador. Parabéns aos directores e restantes colaboradores pelo sucesso do torneio. Até para o ano.

Classificação

Futebol de 5
Sub 12 – 4.º Classificado
Sub 14 – 2.º Classificado

Ver Resultados e Classificação

22 de Junho de 2006

Torneio de Futebol de Sete

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 21:27

A pedido de várias equipas participantes, a organização do Torneio de Futebol decidiu reconverter o programado Torneio de Futebol de Cinco para um Torneio de Futebol de Sete. Do mesmo modo, o local dos jogos deslocou-se do Ringue Desportivo de Gonça para o Campo de Jogos Água das Cabras.
As inscrições estão abertas até dias 26 de Junho, 21 horas.
Todas as informações complementares do Torneio estão disponíveis em: Torneio de Futebol de Sete

5 de Junho de 2006

Torneio de Futebol de Cinco

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 12:09

RingueO AC Gonça organiza mais uma edição do tradicional Torneio de Verão de Futebol. Este ano, os jogos realizar-se-ão no Ringue Desportivo de Gonça e a modalidade será o Futebol de Cinco. As inscrições já estão abertas e, como é habitual, espera-se uma afluência considerável tanto em quantidade como em qualidade. O torneio prolonga-se até 23 de Julho com jogos todos os dias depois das 21 horas.

Ver Site: Torneio de Verão

26 de Maio de 2006

No balneário com… Xavi, camisola 26

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 11:34

XaviFernando Xavier Carvalho Freitas, 25 anos
Ágil, repentino e tecnicista. Eis o perfil de Xavi, atleta do clube desde 1999-2000.
Na presente época, Xavi mostrou uma polivalência e uma adaptabilidade táctica promissora. Apesar de ser um jogador com características ofensivas, e de ter sido mesmo o melhor marcador do Torneio do GD Selho 2005, Xavi foi mais útil ao AC Gonça na linha recuada. Alguns problemas físicos e compromissos profissionais fizeram com que fosse pouco utilizado na primeira volta do campeonato. Na segunda metade da competição, Xavi aproveitou uma vaga no sector esquerdo da defesa e agarrou o lugar de forma sólida e convincente.

23 de Maio de 2006

Parabéns

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 10:10

O Atlético Clube de Gonça aplaude e felicita os amigos vimaranenses das Águias Negras de Tabuadelo e da União Desportiva de Polvoreira pela promoção conquistada esta temporada na série D da 1.ª Divisão da AF Braga.
A justa e merecida promoção de escalão confirmou as impressões e as expectativas deixadas pelas duas formação nas prestações conseguidas no nosso Torneio de São Mateus, realizado em Setembro último e onde as formações alcançaram as duas primeiras posições.
Parabéns aos atletas, dirigentes e adeptos das duas colectividades. Boa sorte para a próxima temporada.

21 de Maio de 2006

Despedida emotiva

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 20:12

AC Gonca vs AD GondifelosFoi com oito golos – quatro deles fantásticos – que o AC Gonça e o AD Gondifelos se despediram da época desportiva de 2005/2006. Os segundo e quinto classificados da série C da 1.ª divisão presentearam os presentes com um bom jogo de futebol, muito acima das expectativas criadas para um jogo de final de temporada que não traria mexidas classificativas.
AC Gonca vs AD GondifelosA primeira parte do jogo ficou marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas, repartindo de forma idêntica as oportunidades de golo de as despesas do jogo. O golo do AD Gondifelos, aos 37 minutos, quebrou a monotonia do jogo. Na segunda parte, a equipa caseira superiorizou-se e deu a volta ao marcador: Carioca igualou, Pedro Silva deu vantagem com um canto directo e Miguel fez um chapéu perfeito do meio campo (para muitos adeptos o melhor golo da época). Três golos em vinte minutos.
AC Gonca vs AD GondifelosO AD Gondifelos procurou mostrar os argumentos que lhe valeram a promoção e reduziu para 3-2 e relançou o jogo. A aproximação no marcador obrigou o AC Gonça a assumir as despesas do jogo e a marcar por intermédio de Berto, num colocadíssimo remate entrada da área. Acusando a pressão do adversário, o AC Gonça sofreu os terceiro e quarto golos nos últimos minutos, em dois lances bastante infelizes para a defesa caseira. No último minuto, Mário dispôs ainda de uma derradeira oportunidade
Para além dos golos, as duas equipas proporcionaram um bom jogo de futebol. Parabéns ao AD Gondifelos pela promoção. Quanto ao AC Gonça, provou, mais uma vez dentro das quatro linhas, que merecia mais que um honroso e histórico quinto lugar.

Filipe, Miguel, Gustinho, Márcio, Xavi (Chalana 75m), Carioca, Pedro Silva, Pedro Cunha, Berto, Tueba (Mário 68m) e Serginho (Jorge 84m).
João, Costa e Marco.

17 de Maio de 2006

No balneário com… Nobre

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 16:42

NobreGuilherme Augusto Fernandes Nobre
Não marca golos, não faz assistências nem defende grandes penalidades. Não faz nada disso mas é um elemento tão indispensável (ou mais) que os protagonistas dos golos, assistências e grandes penalidades. Ao longo da última década, os protagonistas das quatro linhas foram-se sucedendo naturalmente, mas o roupeiro foi sempre o mesmo.
Solícito, brioso, engenhoso e aprumado, Nobre é uma figura indispensável ao clube, assegurando de forma harmoniosa o funcionamento do balneário. Apesar de alguns problemas de saúde, Nobre tem dedicado generosamente o seu tempo disponível para ajudar o clube da sua terra. A Comissão Administrativa e todo o grupo de trabalho agradecem-lhe o seu empenho e a sua dedicação.

14 de Maio de 2006

No balneário com… Martins

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 11:02

MartinsManuel Agostinho Ferreira Martins
Figura carismática junto da massa adepta e dentro do balneário, Martins é uma pessoa discreta e humilde mas bastante respeitada e honrada. Esta época, Martins regressou ao balneário para desempenhar as funções de segundo adjunto da equipa técnica liderada por Zé Duarte. Apesar de ser a primeira experiência como técnico, Martins acusa já a experiência de liderança herdada das várias épocas em que capitaneou e liderou várias equipas do AC Gonça, em particular a equipa que se sagrou campeã da 2.ª divisão em 1995-96.

10 de Maio de 2006

No balneário com… Costa

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 2:35

Quim CostaJoaquim Rodrigues Duarte
Aos 39 anos, Costa é o jogador mais veterano do plantel. Ao longo das últimas duas décadas, este foi um elemento fundamental nas subidas de divisão e nas equipas campeãs da 3.ª (1990-91) e da 2.ª divisão (1995-96). Na presente época, Costa acumula as funções de jogador com as de primeiro adjunto do técnico Zé Duarte.

7 de Maio de 2006

Tarde tranquila

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 20:00

Pedro SilvaÀ entrada para o penúltimo desafio da temporada, a tranquilidade foi a nota dominante nos dois lados do campo. Contudo, desenganou-se quem esperava assistir a um pobre e pouco inspirado espectáculo de futebol. Apesar de estar tudo resolvido para ambas as equipas, o AC Gonça e o GR Avidos e Lagoa presentearam os poucos presentes com uma boa tarde desportiva e demonstraram que o futebol amador vai muito além do simples resultado final.
Atendendo às interessantes alterações tácticas introduzidas por Zé Duarte e ao brio e determinação demonstrados pelos jovens jogadores caseiros, o empate cai bem às duas equipas e garante matematicamente a 5.ª posição para o AC Gonça.
Pedro Silva foi o autor do golo forasteiro que coincidiu com a melhor jogada da tarde: uma troca de bola que começou na grande área defensiva e acabou com um magnífico chapéu executado à entrada da área.

João, Chalana, Márcio, Marco, Xavi, Carioca, Pedro Silva (Costa 75m), Jorge (Berto 57m), Juliano (Serginho 55m), Tueba e Miguel.
Filipe, Gustinho e Mário.

30 de Abril de 2006

O último fôlego

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 20:48

AC Gonca vs Vitoria FCComecemos pelo fim. Ao minuto 94, na sequência de uma jogada de insistência de Tueba e Juliano, Carioca disparou à entrada da área uma bola rasteira que só parou no fundo das redes. Bola ao centro e fim do jogo.
Talvez poucos ainda acreditassem que, depois de uma dúzia de lances de golo desperdiçados – também temos de reconhecer o mérito da defesa do Vitória FC, o AC Gonça iria somar mais três pontos. A jogar com dez jogadores, o desfecho positivo para a equipa da casa só foi possível devido à inconformidade de alguns jogadores, em particular Tueba e Juliano, ambos lançados na segunda parte por Zé Duarte.
Do outro lado do campo, há também que reconhecer o mérito de uma equipa que, apesar de virtualmente despromovida, lutou e jogou com respeito pelo futebol amador e pelo emblema que envergam. Parabéns pela vossa dedicação e amor ao vosso clube e melhor sorte para a próxima temporada.

João, Chalana (Tueba 53m), Márcio, Miguel, Xavi (Marco 62m), Carioca, Pedro Silva, Berto, Pedro Cunha, Serginho (Juliano 75m) e Nuno.
Filipe, Gustinho, Jorge e Mário.

25 de Abril de 2006

Torneios 25 de Abril

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 17:16

Torneio 25 de AbrilTerminaram hoje os prestigiados Torneios 25 de Abril.
O AC Gonça despede-se este ano com uma prestação bastante positiva. Participaram mais de 50 jovens naturais da Freguesia divididos por 4 equipas de Futsal, uma em cada escalão, e 3 equipas de Basquetebol, no escalão único Sub 12. Uma participação para repetir.
Mais uma vez, o AC Gonça felicita todos os atletas participantes pelo empenho demonstrado. Agradecemos também o habitual envolvimento da comunidade e o apoio da Junta de Freguesia de Gonça.

Classificações:

Futsal
Sub 10 – Fase de Grupos
Sub 12 – 1.º Classificado
Sub 14 – 2.º Classificado
Sub 16 – Fase de Grupos

Basquetebol
Sub 12 – 2.º, 3.º e 4.º Classificados

Ver Classificação e Resultados

23 de Abril de 2006

O futebol amador está de luto

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 20:13

Forum Airão São JoãoEsta tarde, ao contrário do que estava previsto, a comunidade afectiva do AC Gonça não assistiu à habitual tarde desportiva. A falta de comparência da Associação Juvenil Fórum Airão de São João teve como consequência imediata a vitória do AC Gonça na secretaria. No entanto, como já o afirmei várias vezes, não são os resultados que movem este clube, mas a vivência comunitária que as actividades dinamizadas proporcionam aos adeptos e simpatizantes. Por isto, esta é uma tarde triste para os adeptos do futebol amador.
Para bem do futebol amador, desejámos e esperámos que a Associação Juvenil Fórum Airão de São João regresse o mais rápido quanto possível às suas actividades desportivas. Para bem do nosso futebol, desejámos e esperámos que mais nenhuma colectividade se veja condicionada na sua acção.

12 de Abril de 2006

No balneário com… Mário, camisola 21

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 20:01

MárioMário Jorge de Oliveira Ferreira, 29 anos.
Experiente, enfatuado e opinioso, Mário é um ponta de lança por vocação e afeição.
Apesar de pouco utilizado na presente época, Mário é um elemento útil ao plantel desde que ingressou no AC Gonça há precisamente uma década. Ao longo desta etapa, intercalada por uma passagem efémera pelo GDC Fornelos, o ponta de lança deu muitas alegrias ao clube da sua terra e viveu momentos históricos para a colectividade como as duas subidas 1.ª divisão.

11 de Abril de 2006

Direito à Indignação: Respeitem o AC Gonça

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 22:13

Ao abrigo do artigo 24.º da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro, o ATLÉTICO CLUBE DE GONÇA solicitou ao Sr. Director do Desportivo de Guimarães o direito de resposta ao texto “O que seria?”, da autoria do Sr. Pedro Freitas, publicado na edição de 4 de Abril de 2006.
Por considerar que foi objecto de referências que podem afectar a sua reputação e boa fama, o ATLÉTICO CLUBE DE GONÇA solicitou ao Sr. Director do Desportivo de Guimarães a publicação do texto “Direito à Indignação”, redigido de acordo e ao abrigo da legislação vigente. Este texto foi publicado na edição de hoje do referido periódico.

Primeiro – O ATLÉTICO CLUBE DE GONÇA é uma instituição com 67 anos de história com exemplares responsabilidades sociais, culturais e recreativas junto da sua comunidade. Os actuais órgãos directivos, tal como os seus antecessores, tem o dever de respeitar e fazer respeitar o património afectivo da instituição.
Segundo – O AC GONÇA, através da sua Comissão Administrativa, solidariza-se com as manifestações de indignação dos seus atletas, dirigentes, colaboradores, associados, adeptos e amigos. Numa sociedade livre e civilizada, o direito à indignação é inalienável, pelo que deve ser expresso sempre que sentido e respeitado por terceiros.
Terceiro – O AC GONÇA tem-se sentido, na presente época, incompreensivelmente ignorado e discriminado pela vossa publicação.
Quarto – O AC GONÇA não reconhece qualquer autoridade aos vossos colaboradores no uso das categorias Justiça ou Verdade, particularmente quando se trata de matérias subjectivas e mutáveis. Do mesmo modo, não pretendemos impor a nossa opinião como matéria factual absoluta.
Quinto – O AC GONÇA desconhece qualquer estatuto editorial ou folha de estilo da vossa publicação. Contudo, é da opinião que a vossa publicação poderia e deveria tornar graficamente mais explícita e clara a distinção entre informação e opinião.
Sexto – O AC GONÇA é da opinião que o rigor informativo dos vossos colaboradores tem deixado muito a desejar. Por exemplo, no encontro AC GONÇA – Briteiros Sto Estêvão, o vosso colaborador atribuiu erradamente a Carioca um golo que foi apontado por Tueba; já na reportagem anterior (AC GONÇA – CC Taipas), o vosso colaborador tinha atribuído a Serginho um golo apontado por Berto.
Sétimo e Último – O AC GONÇA reserva-se o direito de repudiar quaisquer atitudes de arrogância e prepotência promovidas por quaisquer agentes desportivos ou elementos da comunidade desportiva sob os seus atletas, dirigentes, colaboradores, associados, adeptos e amigos.

8 de Abril de 2006

Nuno resolve!!

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 20:48

GD Longos vs AC GonçaMais uma vez, o AC Gonça conseguiu recuperar fora de portas os pontos despediçados no seu reduto. Depois da derrota caseira com o Briteiros Sto Estêvão, o grupo de trabalho reagiu da melhor forma e, apesar de jogar mais uma hora em inferioridade numérica, mostrou a humildade e a vontade suficiente para se superiorizar ao GD Longos. Sem grande brilho técnico, o jogo ficou marcado pela superioridade táctica do AC Gonça, que só não dilatou a vantagem graças ao poste da baliza adversária e à prestação do guarda-redes do GD Longos.
NunoPara os anais fica mais um jogo resolvido pelo jovem goleador Nuno, que mostrou novamente um sentido de oportunidade que denota grande maturidade e institnto futebolístico. Esta tarde, a aposta do técnico Zé Duarte para a frente do ataque apontou o seu décimo primeiro golo na sua primeira época como sénior.

Filipe, Chalana (Gustinho 65m; Marco 85m), Márcio, Ruben, Xavi, Pedro Silva (Tueba 72m), Carioca, Pedro Cunha, Berto, Serginho e Nuno.
João, Costa, Jorge e Mário

5 de Abril de 2006

No balneário com… Juliano, camisola 9

Filed under: 2005-2006 — paulomfcunha @ 0:13

JulianoJuliano José Ferreira da Costa, 25 anos
Explosivo, possante e vigoroso. Apesar da baixa estatura, Juliano é um poço de energia, é um jogador físico que não refuta qualquer embate com a defesa adversária. A sua estreia como jogador do AC Gonça deu-se em 1997 e causou sensação junto dos adeptos e da imprensa desportiva regional. Logo no jogo de estreia, então com 17 anos, Juliano jogou dois minutos e marcou um golo inspirador. A este começo promissor foram sucedendo-se problemas de ordem física que o levaram a suspender a sua actividade futebolística.
Incansável e lutador, Juliano não dá sossego aos seus competidores, deixando-os sempre em sentido. Não fossem os constantes problemas físicos, que impedem a regularidade das suas prestações, Juliano seria certamente mais utilizado e mais influente nas opções do técnico. Infelizmente, esta época tem sido pouco utilizado mas, após duas épocas de interregno, Juliano tem recuperado a sua forma e não tem ideias de desistir.

Older Posts »

Powered by WordPress

Free Web Hosting