De dentro para fora… Romario

Hoje no “De dentro para fora” entrevista a Romario

ACG: Romario, obrigado por esta entrevista, vais completar a 3.ª época no AC Gonça és um dos jogadores que acompanhas-te todo o processo de evolução do clube desde a sua reactivação aos dias de hoje, que nos podes dizer destes anos de AC Gonça?

Romario: Sim, de facto, fui um dos que ingressou no AC Gonça logo que este voltou ao activo. Já lá vão três épocas, mas acho que podemos fazer um balanço positivo daquilo que temos vindo a fazer ao longo destes últimos tempos. Na minha opinião, a primeira época do AC Gonça foi a mais complicada, ainda estávamos no início. Foi um recomeço difícil, uma vez que a nossa equipa era inexperiente e todos os nossos adversários já competiam há bastante tempo, já para não falar que alguns dos jogadores que integraram o grupo inicial já não jogavam há bastante tempo como eu, por exemplo. Mas com o tempo e também, com os treinos e o apoio dos nossos adeptos conseguimos melhorar bastante. A segunda época correu muito melhor, conseguimos estabelecer um ritmo de jogo e trabalho mais estável. Habituamo-nos a jogar em equipa e a confiar uns nos outros, mas também começamos a confiar na nossa direcção, que tem feito um bom trabalho a nível interno e tem feito um esforço grande para nos dar todas as condições para praticarmos esta modalidade. Acredito que temos um plantel, com qualidade, sempre tivemos, mas desde a segunda época que estes jogadores se têm evidenciado mais, com jogadores a saírem para outros patamares o que no grupo de trabalho nos deixa bastante satisfeitos. Neste momento estamos numa fase de altos e baixos, mas continuamos a trabalhar para melhorar as nossas capacidades de jogo e evoluir tanto a nível individual como colectivo.

ACG: O que significa para ti representar está instituição?

Romario: É difícil exprimir esse sentimento em palavras. Já representei clubes enormes e sempre me entreguei de corpo e alma, mas jogar pelo AC Gonça é algo especial. Cada jogo é vivido como se fosse o último. Cada vitória é vivida como se fosse a conquista de um campeonato e cada derrota… bem é melhor nem falar nas derrotas, demoro imenso a digerir uma derrota. O AC Gonça faz parte da minha vida, por vezes dá a impressão de que o fim-de-semana nunca mais chega para poder ter aquela sensação de vestir aquela camisola e defender o nosso clube.

ACG: Sendo tu um filho da terra, tens tarefas especiais dentro grupo primeiro a tarefa de receber/acolher bem quem ingressa no nosso clube, depois demonstrar a mística através do exemplo e do compromisso com o clube, sentes que desempenhas bem esse papel?

Romario: Penso que sim. Eu como outros que estão há mais tempo temos essa função. O AC Gonça é um clube onde acolhe vários jovens que estão a iniciar o seu percurso no futebol sénior e cabe aos mais velhos incutir a vontade de vencer sempre. Com isso vem o que referiste na questão, o compromisso a entrega a dedicação a atitude a postura e o mais importante a responsabilidade.

ACG: Aproveitando que falaste em vontade de vencer as vezes da impressão, que os resultados não são os melhores porque parece que falta ambição e vontade/querer vencer a nossa equipa, vencer exige muito sacrifício, na tua opinião houve esse sacrifício em todos os jogos?

Romario: Na minha opinião houve jogos que não foram bem preparados pelos jogadores. Temos muita malta jovem e todos já passamos por essas idades sabemos como é. E claro isso reflecte-se no campo. Por muito que queiras ganhar se não te preparares como deve ser não o vais conseguir. Mas não acho que tenha existido falta de atitude nem minha nem de todos os meus colegas.

ACG: Para terminar expectativas para a próxima época?

Romario: Bem, a expectativa é subir de divisão. Para isso acontecer temos de trabalhar mais, construir um plantel ainda mais forte e torná-lo ainda mais competitivo. É preciso melhorar os pontos menos bons e treinar para sermos ainda melhores. Temos feito um bom trabalho no geral, mas se temos esse objectivo temos de nos mentalizar que temos de trabalhar mais, focar mais e sacrificar mais que todos os nossos adversários, só assim vamos conseguir cumprir esse objectivo. Espero que sejamos capazes de alcançar esse objectivo por nós grupo de trabalho, mas também pelos nossos adeptos que tanto nos apoiam e merecem viver uma festa dessas.