História

História

Fundado em 16 de Fevereiro de 1938, o Atlético Clube de Gonça é um dos mais antigos clubes desportivos que actualmente existem no distrito de Braga. Curiosamente, o Atlético Clube de Gonça é um raro exemplo de uma associação desportiva que teve como principal dinamizador e primeiro presidente uma mulher, Adozinda Gomes de Matos, figura de importância social reconhecida e decisiva na constituição do clube. Luís Silva e Firmino Ferreira foram os outros fundadores do clube e também dinamizadores indispensáveis nas primeiras actividades desportivas e sociais do Atlético Clube de Gonça.

Segundo testemunhos orais de Adozinda Gomes de Matos, a ideia que originou a constituição do clube partiu de um convite para a formação de uma equipa de futebol proposto por um empresário da construção civil que costumava frequentar a «tasca e mercearia» da Isaurinha, mãe de D. Adozinda. O construtor civil decidiu desafiar D. Adozinda a constituir uma equipa de futebol de entre os frequentadores da tasca para se defrontar com uma equipa formada pelos seus empregados. A ideia agradou a D. Adozinda, que rapidamente tratou de «convocar» os jogadores necessários ao esperado embate. No entanto, as dificuldades financeiras, nomeadamente os custos de deslocação da comitiva, preocupou e quase fez desistir os pioneiros. Só com a ajuda financeira do empresário desafiador foi possível custear a deslocação ao terreno do «inimigo» e concretizar o primeiro encontro do futuro Atlético Clube de Gonça.
Durante mais de quatro décadas, o clube manteve um estatuto de extremo amadorismo e de forte bairrismo, sempre com a D. Adozinda à frente dos interesses do clube. A actividade da colectividade passava pela participação em alguns torneios de futebol entre vizinhos, alguns dos quais disputados no antigo Campo de Jogos sito no antigo lugar do São Domingos (onde se encontra actualmente o Ringue Desportivo); entre outras actividades, os atletas e simpatizantes confraternizavam saudavelmente na primeira sede do clube, a «tasca e mercearia» da Isaurinha e da sua filha D. Adozinda.

Nos conturbados tempos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, os ventos revolucionários também se fizeram sentir no Atlético Clube de Gonça. Um grupo de dissidentes, organizados em fracção, constituiu o Grupo Desportivo União Operário, uma experiência efémera mas demonstrativa da diversidade de interesses e de objectivos dos associados da colectividade.

Em 1976, o AC Gonça instalou-se definitivamente na sua residência actual. Com a ajuda dos sócios mais activos, nasceu o Campo de Jogos de Água das Cabras. Os anos seguintes foram de investimento no apetrechamento do recinto, com a construção de novos balneários e de uma sede social condigna com a importância social do clube.

No início da década de 1980, um grupo de associados mais activos decidiram inscrever o clube nas provas oficiais organizadas pela Associação de Futebol de Braga. O processo começou aos vinte e seis dias do mês de Março de 1981, no Cartório Notarial de Póvoa de Lanhoso, quando o grupo de associados constituiu uma associação cujo artigo primeiro definia:

«A associação adopta a designação de “ATLÉTICO CLUBE DE GONÇA”, tem por fim a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e a sua sede é no lugar de São Domingos, da freguesia de Gonça, do concelho de Guimarães.»

Após a publicação da escritura no Diário da Republica (IIIª Série, Nº 106, 09-05-1981, Página 5978), o Atlético Clube de Gonça via legalmente reconhecida uma existência efectiva desde finais da década de 1930.

A primeira direcção do clube, presidida por Manuel de Almeida Oliveira (1981-1984), concretizou a tão esperada filiação na Associação de Futebol de Braga a 1 de Agosto de 1981, tornando-se desde essa época num clube devidamente federado e a disputar as diversas competições organizadas pela Associação de Futebol de Braga.

Após um período de interregno na participação desportiva em provas oficiais, a direcção presidida por Fernando da Conceição Duarte (1986-1987) fez regressar o clube ás competições oficiais da AF Braga. Entre 1987-1990, José da Silva Gonzalez assumiu a presidência da direcção do clube e continuou a participar nas provas oficiais.

Em 1990 começou um novo período de vida directiva do clube. Na última década e meia (1990-2005), a presidência da direcção do clube foi assegurada por João Henrique Carvalho Gonçalves, um dos principais responsáveis pela estabilidade financeira e pelo sucesso desportivo do Atlético Clube de Gonça. O primeiro marco desportivo do clube foi alcançado no ano de estreia do presidente João Henrique: na época 1990-1991, o AC Gonça venceu a sua série da 3.ª divisão e ascendeu pela primeira vez à 2.ª divisão distrital. Novos momentos de glória chegaram no final das época de 1993-1994, 1995-1996 e 1999-2000, com o clube a ascender à 1.ª divisão distrital.

Desempenhando um papel decisivo no desenvolvimento positivo e qualitativo da colectividade, a acção de João Henrique teve o reconhecimento público manifestado de forma isenta pelas duas nomeações do Desportivo de Guimarães para o prémio de Melhor Dirigente do Futebol Regional (1995-1996 e 1997-1998), tendo vencido o troféu na primeira nomeação.

2005 marca o início de um novo período na gestão do clube. Perante um impasse directivo, um grupo de jogadores mais inconformado pediu a ajuda dos associados para a constituição de uma Comissão Administrativa composta por associados para manter o clube com as suas habituais actividades desportivas.

Em 2016 e após um interregno de mais de 7 anos surgiu uma nova e dinâmica equipa com vontade de colocar o Clube no seu histórico lugar e assumiu a liderança da direcção.

Actualmente, o Atlético Clube de Gonça encontra-se a disputar o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão – Série C da Associação de Futebol de Braga. No seu vasto palmarés, conta com os títulos de Campeão da 3.ª Divisão Distrital – Série D (1990-1991) e da 2.ª Divisão Distrital – Série C (1995-1996) da Associação de Futebol de Braga.

Sediado no Campo de Jogos de Água das Cabras, o Atlético Clube de Gonça é um dos muitos clubes desportivos filiados na Associação de Futebol de Braga. A manutenção do jovem e dinâmico departamento de Futebol só é possível devido ao esforço financeiro de algumas empresas privadas da freguesia e arredores, da Junta de Freguesia de Gonça, e dos cerca de 300 sócios activos, que semana após semana apoiam fervorosamente a sua equipa. Um notável trabalho de gestão financeira e desportiva das sucessivas direcções e um empenho descomprometido de todos os atletas, tem permitido conjuntamente que o clube permaneça no topo do futebol distrital ano após ano e procure sempre alcançar novas glórias para toda a comunidade.