Atlético Clube de Gonça (blog não-oficial) Fundado em 16 de Fevereiro de 1938

27 de Janeiro de 2009

Como disse?

Filed under: 2008-2009 — paulomfcunha @ 11:46


Gonça no Expresso do Ave

Publicado no Expresso do Ave, 21 de Janeiro de 2009.

Como antigo membro da Comissão Administrativa (2005-2006) e da Direcção (2006-2008) do Atlético Clube de Gonça, não pude deixar de ficar surpreendido e indignado com o texto acima referido. A minha surpresa e mal-estar estão relacionadas com algumas das informações aí veiculadas que não correspondem à verdade dos factos:

1 – “A Direcção do Atlético Clube de Gonça decidiu extinguir o futebol sénior.”
A decisão de suspensão – e não extinção! – do departamento de futebol sénior federado do Atlético Clube de Gonça não foi tomada pela Direcção, mas sim pela Assembleia-Geral de Associados, em reunião extraordinária do dia 8 de Julho de 2008, conforme pode ser confirmado aqui. De resto, a Assembleia-Geral de Associados é o único órgão social do Atlético Clube de Gonça que tem responsabilidade sobre este tipo de decisões.

2 – “Na origem da decisão, esteve a falta de condições do campo, nomeadamente na zona dos balneários e do bar sendo que o presidente da junta alerta mesmo para o risco de derrocada.”
A decisão de suspensão deveu-se apenas e só a um vazio directivo. O mandato dos órgãos sociais e directivos terminou no dia 30 de Junho de 2008 e não surgiram listas candidatas às eleições convocadas para o dia 28 de Junho de 2008, como se pode ler aqui e aqui.
Quando ao campo de jogos, estou em condições de afirmar que se trata de um dos melhores campos de jogos do concelho de Guimarães e dos concelhos limítrofes. Trata-se de um campo de jogos devidamente homologado para a prática do desporto, com uma bancada coberta com capacidade para cerca de 800 pessoas, devidamente vedado e que cumpre todas as recomendações exigidas pela Associação de Futebol de Braga. Prova mais que evidente disso foi a escolha do nosso campo de jogos Água – no singular, e não Águas! – das Cabras para a disputa de um jogo a contar para o apuramento de campeão de Iniciados da AF Braga, entre as formações dos iniciados da AD Fafe e VSC de Guimarães, como pode ser confirmado aqui.
O espaço que efectivamente corre perigo de derrocada não é o balneário ou a sede social da associação, mas sim um anexo construído em madeira que serve de extensão para arrumar diverso material de apoio aos jogos e treinos e a algumas actividades recreativas. Os balneários, tal como a rouparia, apesar de não reunir as melhores condições de conforto, não apresenta qualquer tipo de risco em questões de segurança para os seus frequentadores.

3 – “Além das camadas jovens do Gonça o campo Águas das Cabras é ainda usado pelo Torcatense com regularidade.”
O campo de jogos não está a ser utilizado pelas camadas jovens do Atlético Clube de Gonça porque as actividades que animam os cerca de 36 jovens envolvidos se desenvolvem ao nível da modalidade de futsal, pelo que os respectivos treinos e jogos são disputados no Ringue Desportivo de Gonça.

Gonça, 27 de Janeiro de 2009.

Paulo Manuel Ferreira da Cunha

Sem comentários

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.

Powered by WordPress

Free Web Hosting