De dentro para fora… André

André Castro (nosso velhote)

ACG: André, agradecemos-te desde já toda a tua dedicação ao clube e o tempo disponibilizado para esta pequena entrevista.

ACG: Depois de tantos anos a representar um clube vizinho decidiste abraçar um novo projecto, arrependes-te dessa decisão?

André: Claro que não. É verdade que depois de vários anos a servir o mesmo clube e como se sabe existe uma grande rivalidade, a mudança seria sempre uma incógnita. Mas a maneira como fui recebido, a forma como o ACGONÇA trata todos os seus atletas, encaro como a melhor decisão que tomei.

ACG: Sendo o atleta mais veterano do plantel tendo o ACGonça, um plantel muito jovem com muitos ex juniores, tens um papel importante dentro do grupo, como sentes que desempenhas te esse papel?

André: Sendo o mais velho sabia que tinha uma responsabilidade maior, tento sempre transmitir alguma experiência adquirida ao longo dos anos. No entanto a minha tarefa foi sempre facilitada pois está equipa, embora muito jovem, com muita vontade de aprender e sempre respeitaram hierarquias. A sensação que fica é que podemos sempre fazer mais mas no geral parece me que o meu papel tem sido bem desempenhado.

ACG: E em relação à presente época, depois de na época passada ter acabado em 6° lugar e atendendo que o objectivo passava por fazer melhor do que na época passada, para ti o que falhou?

André: Penso que o que falhou foi sermos uma equipa inconstante. Não qualifico a época passada como totalmente boa porque com o plantel que tínhamos e com um pouco mais de sorte nos jogos que perdemos, certamente estávamos a lutar pela subida. Este ano esta equipa, a meu ver, consegue ser mais equilibrada que no ano passado, onde temos mais soluções para cada setor, mas para tudo é preciso tempo para que os jogadores que entraram de novo consigam assimilar as ideias do treinador e isso prejudicou nos um pouco. A nossa primeira volta do campeonato foi muito má e isso reflete-se na nossa qualificação atual. Agora resta honrar a camisola até ao fim, conquistar todos os pontos e acabar a época da melhor maneira possível.

ACG: A direcção tem feito um esforço para melhorar as condições dos nossos atletas, mas com as condições atuais torna se difícil melhor mais, falta o tapete verde, achas que é possível lutar por algo mais, nesta divisão, sem o tapete verde ou é um aspeto fundamental?

André: Esta equipa já demonstrou que na maioria dos jogos consegue praticar muito bom futebol em qualquer tipo de campo, mas sem dúvida que é diferente jogar em pelado ou jogar em sintético. Sei que a direcção está a fazer um enorme esforço para no futuro próximo o nosso campo possa ter o tão desejado sintético, novos balneários, todas as condições necessárias para atrair mais jovens com qualidade, melhores resultados desportivos e se possível títulos pois este clube e os adeptos já merecem.

ACG: Por falar em adeptos o que tens a dizer sobre eles?

André: Os nosso adeptos são de verdade o melhor que o clube tem. Todas as palestras todas as nossas vitórias são sempre dedicadas a eles. É impressionante o apoio que nos dão tanto em casa como nas nossas deslocações fora, estão sempre presentes o que nos faz pensar que em qualquer campo estamos a jogar em casa. Comento muitas vezes se eles são assim com a equipa no meio da tabela imagino como seria se tivéssemos a lutar pelo primeiro lugar. Espero que esse dia chegue e que o ACGonça consiga ser campeão para dedicar a todos os nossos adeptos. Também são bons na crítica, o que é normal quando as coisas não correm bem, mas são muito melhores no apoio que nos dão ao longo de toda a época. Obrigado por nunca deixarem de nos apoiar.

ACG: Muitas vezes André quem está por fora, refiro me neste caso a massa associativa, não entendem do que abdica um jogador para representar o clube, o ambiente que se vive no seio do grupo é fundamental para esquecer todos os sacrifícios, como classificas o ambiente dentro do grupo de trabalho?

André: Somos uma verdadeira família. Nesse aspeto posso garantir que sempre senti uma enorme união e espírito de sacrifício de todos, criei muitas amizades aqui que quero levar para o longo da vida. Assim torna-se mais fácil e da vontade de treinar, abdicar de sábados e domingos para jogar, porque acima de tudo o convívio e a amizade é o que considero mais importante.

ACG: Com tantos anos de experiência, achas que este clube tem alguma coisa que o torna diferente de todos os outros que representas-te ou defrontas-te?

André: Como referido anteriormente o ACGonça, embora jogando na última divisão distrital, tem vários aspetos diferentes e importantes para quem gosta de futebol. Tem os melhores adeptos e acima de tudo a forma com trata as pessoas, principalmente quem não pertence à freguesia. No ano passado principalmente, o clube teve vários jogadores que se transferiram para divisões superiores, chegando até a pro nacional, o que demonstra que realmente se faz um grande trabalho no desenvolvimento e crescimento dos atletas, o que certamente enche de orgulho todos os que fazem parte do clube. E sem dúvida uma excelente montra para os mais jovens e para quem quer seguir uma carreira no futebol.

ACG: Para terminar André o que perspectivas para a próxima época, ainda sentes forças para fazer outro ano?

André: Independentemente de continuar ou não vou ficar para sempre ligado a este clube, assumindo certamente outro tipo de funções …De adepto do ACGonça. Aproveito para agradecer todo o carinho que recebi de toda a gente sem excepção. É uma honra representar este clube.UMA VEZ GONÇA, GONÇA PARA SEMPRE.